Notícia

Visitas e pesquisa sobre a obra de Henrique Aragão

Luis Martins em visita à Casa de Artes (por: Divulgação/ SMCT)

Restauradora e pesquisadora de arte sacra e um amigo de Henrique estiveram visitando o Museu Histórico e a Casa de Artes

Publicado em 19/02/2020 Jaime Kaster - jornalista SMCT / PMI - 06:40

Restauradora e pesquisadora de arte sacra e um amigo de Henrique estiveram visitando o Museu Histórico e a Casa de Artes

Esteve em Ibiporã na semana passada a designer e restauradora de obras de arte sacra Rosilene Kutianski Brunhara, de Apucarana (PR), que está fazendo uma pesquisa e monografia sobre os afrescos do artista plástico Henrique de Aragão pintados na Catedral de Apucarana - o painel da "abside", o altar da igreja, pintado no início da década de 1960 (foto na Galeria). Ela foi recebida pelo secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, e acompanhada nas pesquisas pelo jornalista e coordenador de projetos do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), Jaime Kaster (foto abaixo).

Para embasar a pesquisa e encontrar dados inéditos, Rosilene visitou alguns espaços públicos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI (onde Henrique viveu e trabalhou por 50 anos) e o MHAI, onde lhe foram repassados a biografia do artista e arquivos que guardam informações, esboços e documentos importantes sobre a sua obra e seu processo criativo.

A Catedral de Apucarana foi ornamentada por Henrique na mesma época em que ele também pintou a Cúpula da Igreja Matriz de Ibiporã, em meados da década de 1960. Ao final da pesquisa, Rosilene encaminhará exemplares ao MHAI e à Secretaria de Cultura e Turismo para arquivamento e o enriquecimento do acervo local sobre a obra de Henrique Aragão.

LUÍS MARTINS, AMIGO de HENRIQUE

Outro amigo de longa data de Henrique de Aragão, Luís Martins, também esteve em Ibiporã no início do mês e percorreu com emoção os espaços da Casa de Artes e Ofícios (na foto anexa com o seu filho). Luís Martins serviu de modelo para a produção da escultura "Cortador de Cana", de Porecatu (PR), monumento que fica em local de destaque naquela cidade (foto). A Casa de Artes no momento está passando por reformas e por isso está fechada ao público. Quando foi reaberta à visitação, a comunidade será informada pelos canais de comunicação da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã.