Notícia

Estação Ferroviária de Ibiporã é hoje Museu do Café

Em Ibiporã, o poder público municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, cuida da história e da memória do Município, do seu patrimônio material e imaterial. Conheça alguns desses espaços

Publicado em 01/10/2020 Jaime Kaster, jornalista - SMCT/PMI - 04:23

Em Ibiporã, o poder público municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, cuida da história e da memória do Município, do seu patrimônio material (as construções) e imaterial (as pessoas, suas histórias e sua contribuição para o desenvolvimento da cidade). Conheça alguns desses espaços em nosso site, na aba museus (http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/conteudo/ver/id/94/museus), e também os projetos com os nossos pioneiros em http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/conteudo/ver/id/23/projetos+e+programas.

Um dos espaços preservados e mantidos pelo Município é o prédio da nossa antiga Estação Ferroviária, o atual Museu do Café de Ibiporã (na Avenida Mário de Menezes, trecho da BR-369). Marco de chegada da maior parte dos pioneiros que vieram para o município, a estação de trem foi  inaugurada em 1936 e o atual prédio é de 1952.

O prédio, tombado pela Coordenadoria do Patrimônio Histórico do Estado do Paraná, em 2001, foi restaurado entre 2010 e 2012 pelo Governo de Ibiporã, com recursos do Governo Federal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o objetivo de preservar a memória do local e reverenciar sua identidade. No dia 27 de abril de 2012, foi inaugurado como Museu do Café de Ibiporã, integrando a Rota do Café do Norte do Paraná (www.rotadocafe.tur.br/).

O Museu do Café faz parte do Complexo Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã, que abriga também as casas histórias dos ferroviários que trabalhavam na estação, o Auditório "Pioneiros", as sedes das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social e a Casa dos Conselhos Municipais. O museu tem por finalidades recuperar, preservar e divulgar a história de Ibiporã, com base na história cafeeira, que foi o grande impulso para o desenvolvimento de toda a região Norte do Paraná.

O acervo do museu foi montado com a colaboração de pioneiros que fizeram a doação de materiais, ferramentas e fotografias para a exposição permanente "Café: Nossa História", que conta com fotografias que retratam famílias pioneiras, grandes propriedades de café no município e a maneira de cultivo do café, desde o plantio até o transporte das sacas. A galeria conta ainda com objetos do cotidiano dos cafeicultores, como rastelos, torradores, moedores, peneiras, utensílios domésticos, entre outros objetos antigos.

Outra exposição permanente do local é a "Estação Ferroviária de Ibiporã" - que retrata em painéis fotográficos todas as fases importantes da estação, de 1936 aos dias atuais.

Os visitantes recebidos no espaço, logo que chegam, assistem a vídeos de divulgação turística do Município, a documentários que relatam a história de Ibiporã desde as primeiras ocupações no século XIX até hoje ("Ibiporã 70 Anos") ou ao DVD especial "Café e a Estação Ferroviária" do projeto Contos e Causos - História Viva de Ibiporã. Todos esses filmes foram produzidos a partir de entrevistas com pioneiros locais, pela equipe de Recuperação da Memória da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A partir do dia 5 de fevereiro visite esse belo espaço. A visitação é gratuita e grupos guiados (acima de dez pessoas) devem ser previamente agendados. Porém, devido às férias dos funcionários, o Museu do Café está fechado este mês e reabre dia 5 de fevereiro. O horário normal de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

End.: Av. Prefeito Mário de Menezes, 1113 - Fone: (43) 3178-0392
Fonte: http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/conteudo/ver/id/60/museu-do-cafe