De Ibiporã para a Rússia: bailarino Eduardo Ávila arruma as malas

Eduardo, de passagem pelo Cine Teatro de Ibiporã, (por: Jaime Kaster - fotos)

Publicado em 01/10/2020 Jaime Kaster, jornalista - SMCT/PMI - 07:38

Revelado na Escola de Ballet de Ibiporã e recém formado no Bolshoi, em Joinville (SC), onde estava desde 2015, Eduardo Ávila agora vai dançar nos palcos de Samara, na Rússia.

O convite da Companhia de Ballet de Samara, na Rússia, veio no mês de dezembro e agora no dia 14 de janeiro Eduardo viaja para um período de 15 dias de adaptação, ensaios e conhecimento do repertório do grupo - que conta com aproximadamente 80 bailarinos profissionais - depois retorna ao Brasil para aprontar toda a documentação e seu visto de trabalho na Rússia. O contrato inicial que assinará com a companhia é de um ano.

"Passou um frio na barriga quando cheguei ao Bolshoi (a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil ), em Joinville, pois era iniciante, e agora vou passar por isso novamente, porém, mais preparado. Com a minha experiência no Bolshoi, me sinto preparado para esse desafio na Europa e espero que dê tudo certo", afirmou o bailarino.

LEI MUNICIPAL DE APOIO AOS BAILARINOS

A formação de Eduardo Ávila no Bolshoi e de outros que virão, foi viabilizada graças ao apoio da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Lei Municipal 047/2017. Ela passou a garantir a ele e aos demais alunos que obtêm a aprovação na Escola do Bolshoi, a partir de dezembro de 2017, o direito a uma bolsa de estudos no valor aproximado de R$ 1,2 mil por mês durante o tempo em que permanecem em Joinville. A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e visa contribuir para a formação profissional dos talentos locais.

"Ficamos muito contentes com essa notícia dos novos passos que o Eduardo dará e é necessário sempre darmos um retorno à sociedade quanto ao investimento público que é feito nos alunos e talentos do nosso município e informar como esses recursos estão sendo utilizados", afirma o secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio.

A diretora da Escola de Ballet de Ibiporã, Leila Assis, acrescenta que "a maior dificuldade dos alunos que estudam fora é com a moradia, por isso esse apoio que o município está dando é de extrema importância, pois muitos não teriam condições de prosseguir na carreira artística por razões financeiras", explica Leila. O investimento de Ibiporã no ballet vem de longa data. A Escola Municipal de Ballet existe desde 1990, sempre mantida pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e possui hoje cerca de 200 alunos.

ALÇANDO NOVOS VOOS

Antes de descobrir seu potencial para o ballet, Eduardo Ávila iniciou suas atividades na Fundação Cultural de Ibiporã no Curso de Teatro. Ao ingressar na dança clássica não demorou para que as oportunidades começassem a aparecer. Em 2015 foi aprovado na seleção do Bolshoi em Joinville, onde terminou o Ensino Médio e se formou como bailarino em dezembro de 2019.

"Estou muito feliz com esse convite da Rússia, mas sei que não vai ser nada fácil. As passagens e a estadia agora, por exemplo, vou ter que bancar porque a gente só começa a receber após um mês de permanência no país. O contrato com a companhia é de um ano, e depois é renovado, como fazem as companhias na Europa", comentou Eduardo.

Como mensagem às crianças e adolescentes que estão iniciando na dança, ele diz o seguinte: "A profissão de bailarino não é fácil, você precisa abdicar de muita coisa para obter sucesso nesta carreira, mas acredito que quando você quer realmente fazer algo, é o seu sonho, tudo vem naturalmente. É uma profissão árdua, mas ao longo do tempo se torna leve. Todos aqueles que têm comprometimento com a dança e que veem como uma carreira, isso deixa a coisa leve e nunca devem desistir".

Conheça a Lei Municipal 047/2017, de apoio ao Ballet: (http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/noticia/mostrar/id/1049/noticia/lei-cria-bolsa-auxilio-para-alunos-de-ballet)