Vem aí, dia 19 de julho, o Circuito das Capelas II

fotos da capa do livro (por: arte: Nicolas Borini/ SMCT)

Lançamento com a exibição do 1º filme “Colônia Concórdia”, será dia 19 de julho, às 20h, no Cine Teatro. Até setembro serão nove documentários exibidos nas igrejas históricas de Ibiporã

Publicado em 07/08/2019 Jaime Kaster - jornalista SMCT / PMI - 02:49

Abertura do projeto que neste livro trata das Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã, será no Cine Teatro Padre Zanelli. Você é nosso convidado!

O mais novo projeto de recuperação da memória de Ibiporã será lançado oficialmente no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 20 horas, no Cine Teatro Padre José Zanelli, de Ibiporã. É o Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã, que terá neste dia 19 a exibição do 1º filme do projeto: "Colônia Concórdia" e a entrega do livro que reúne em 160 páginas as comunidades protestantes de maior relevância histórica para o Município. A produção é da equipe do Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI), com realização da Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A história que será exibida no 1º filme da série é a "Colônia Concórdia", uma antiga colônia de agricultores eslavos (búlgaros e outros de origem russa) que se instalaram em Ibiporã em 1936 e deram início no local a duas igrejas pioneiras do Município: Batista e Assembléia de Deus. Essas duas igrejas de Ibiporã foram, aliás, as primeiras dessas denominações em todo o Norte do Paraná, tendo dado origem à Primeira Batista de Londrina e também à Assembleia de Deus de Londrina.

O filme e o livro trazem cenas e imagens dos primeiros templos rurais e de como era a vida desses desbravadores, recheadas por depoimentos dos pioneiros e filhos desses imigrantes que trouxeram sua fé protestante até a nossa região.

LIVRO E FILMES
O Circuito das Capelas II dá sequência ao 1º Circuito das Capelas, projeto lançado em 2016 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que enfocou as 24 capelas católicas do Município e impulsionou a divulgação cultural, turística e artística de Ibiporã. Ambos fazem parte do Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, desenvolvido desde 2010 pelo Governo Municipal.

Os nove documentários das igrejas protestantes incluídas no Circuito das Capelas II serão lançados em entre 19 de julho e 15 de setembro de 2019 (ver agenda abaixo). Em todas as ocasiões, os pioneiros e lideranças das igrejas participantes receberão o livro Circuito das Capelas II, que também será distribuído aos museus, escolas, universidades e bibliotecas da região e traz a história de cada delas com base numa pesquisa detalhada, além de relatos pessoais e fotografias do acervo do MHAI e das igrejas, muitas delas imagens inéditas. Os documentários em vídeo são parte integrante do livro.

Confira no convite abaixo a agenda de EXIBIÇÃO DOS FILMES E ENTREGA DOS LIVROS NAS IGREJAS

Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã

Coordenação geral e edição do livro: Jaime Kaster
Edição audiovisual e imagens: Samuel Tavares
Entrevistas: Jaime Kaster e Mateus Ciaca
Edição de conteúdo: Mateus Ciaca
Produção: Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI)/ SMCT
Fotografias: Acervo do MHAI e das Igrejas
Arte/ projeto gráfico: Nicolas Borini, Paulo Crincev
Estagiários envolvidos no projeto (2017/2019): Mateus Ciaca, Matheus Camargo, Thainara Fernandes, Elisye Moreira e Tauani Moraes.
Agradecimentos: Equipe da Secretaria Mun. de Cultura e Turismo, Igrejas, OMEI (Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã) e IPHAN.

Realização: Prefeitura de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Trailer Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã