Notícia

Nos corredores da memória

Alunos em frente ao MHAI (por: foto Julio Conceição)

Parte do acervo digital do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã foi apresentado a alunos da rede municipal

Publicado em 04/08/2019 Jaime Kaster - jornalista SMCT / PMI - 05:47

Você sabia que o site da Secretaria de Cultura e Turismo tem fotos antigas, vídeos e informações históricas para pesquisa disponíveis a toda a comunidade ?

Nesta sexta (5 de abril) foi a vez dos alunos e professoras do 4º ano B da Escola Rotary Club visitarem o Museu Histórico e de Artes de Ibiporã, lugar onde funcionou a Prefeitura Municipal entre os anos de 1966 e 1984. É um prédio histórico construído em 1966, na gestão do ex-prefeito Ciro Ibirá de Barros.

Nele estão guardados os principais documentos, escrituras, fotografias e objetos que contam a História do Município desde a década de 1920.

Antes de conhecerem a reserva técnica do MHAI os alunos foram levados à sala de Audiovisual, onde viram, por meio de links no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, fotos antigas, datas e informações que estão disponíveis a todo o público para pesquisa.

"Como os acervos físicos do MHAI têm acesso restrito, para se garantir a preservação do material, decidimos disponibilizar dados, imagens e vídeos por meio do site: http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/. Qualquer pessoa pode fazer um passeio pela História de Ibiporã bastando clicar nos menus à esquerda, nas abas do "Histórico" e conferir ainda as fases da nossa Cultura Artística, baixar fotos e fazer download de livros na aba 'Publicações'", explicou o jornalista Jaime Kaster, que atua em projetos no museu. Na galeria de fotos abaixo, print da capa do site.

Em breve será divulgado um vídeo mostrando os campos de pesquisa do site da Secretaria de Cultura e Turismo.

Após interagir com o conteúdo digital, a turma da Escola Rotary percorreu alguns espaços de guarda de objetos antigos, quase todos acervos doados por pioneiros da nossa cidade.

Lembrando que MHAI é um espaço de reserva técnica (de acesso restrito) mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT) e tem como prioridade no momento projetos de livros e filmes que recuperam e buscam valorizar a memória local.

Nas fotos, de Julio da Conceição/SMCT, alunos e professoras da Escola Rotary.

Clique nas fotos e amplie cada uma para ver os detalhes.