Notícia

Jurados do 6º Encontro em passeio por Ibiporã

Os quatro jurados com os organizadores do 6º Encon (por: Mateus Ciaca/ foto)

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã agradece aos jurados pela contribuição dada ao festival. Veja abaixo o currículo de cada um

Publicado em 05/04/2018 Jaime Kaster - SMCT / PMI - 07:32

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã agradece aos jurados pela contribuição dada ao festival. Veja abaixo o currículo de cada um

 

Aproveitando a sua estada em Ibiporã, saímos com as professoras Norma Mabel Pellegrini (da Argentina) e Maria Amaral (Curitiba/ Telêmaco Borba), juradas do 6º Encontro de Dança, para conhecerem o Museu do Café, a Casa de Artes Paulo VI , a Igreja Matriz e outros espaços culturais de Ibiporã.

Elas ficaram na cidade até terça (dia 01/05) por conta do Festival.

Norma é a diretora do Festival de Dança do Mercosul, que acontece todos os anos, em setembro, em Puerto Iguazú (ARG); já Maria Amaral foi bailarina, integra o Corpo de Baile do Teatro Guaíra (Curitiba) e dirige uma escola de dança em Telêmaco.

Atenderam ao convite feito pela professora Leila Assis, coordenadora geral do 6º Encontro de Ibiporã.

"Levamos para a nossa cidade uma ótima impressão de Ibiporã. Um exemplo de atenção à cultura", elogiou Norma, que já foi secretária de Cultura em Puerto Iguazú.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã agradece a elas e também aos jurados Genilson Gomes e Djalma Junior pela contribuição dada ao festival. Voltem sempre!

 

(texto/ fotos: Jaime Kaster - SMCT)

 

Currículos:

NORMA PELLEGRINI (Argentina) é formada em Ballet Clássico e Danças Espanholas na escola Russa de Laura Aira na Argentina. Realiza grandes cursos com Mestres da dança como Ricardo Ordoñes, Eduardo Bonnis, Andrea Tomihoka, Ronaldo Martins e é a criadora do FESTIVAL DE DANZAS DEL MERCOSUR há 24 anos.

 

MARIA AMARAL é do Ballet Clássico na Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra e do Corpo de Baile do mesmo. Foi 1ª bailarina por 10 anos. Dançou a maioria dos ballets de repertório internacional, como "O Lago dos Cisnes", "A Bela Adormecida", "Raymonda", "Coppélia", "Romeu e Julieta", "Sylvia", "Giselle", "Carmen", "El Amor Brujo" e outros. Fez cursos de aperfeiçoamento técnico e pedagógico nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Paraguai, orientada por mestres como Raisa Srtushkova, Azari Plissetsky, Tatiana Leskova, Yurek Shabelewski, Renán Castellón, Emma Sintani, Oleg Briainski, Alvin Ailey, Alvin Nikolais, Klauss Vianna e Nino Giovanetti . Dançou ao lado de ícones da dança, dentre Margot Fontain, Nathalia Makárova, Fernando Bujones, Merle Park, Michail Barishnikov, Hugo Delavalle, Ana Botafogo, Jair Moraes. Em 1979, foi contratada pelo governo da Bolívia como bailarina do Corpo de Baile do Ballet Oficial de La Paz e como professora da Escola Oficial de Danza.

 

DJALMA JUNIOR é um bailarino profissional pelo Sindicato da Dança do Estado do Rio de Janeiro, sendo professor e coreógrafo na área do Jazz Dance. Sua formação artística se deu na Fundação Cultural de Ibiporã (PR). Desenvolve trabalhos para vários grupos e Cias de Dança, dos quais destacamos a Cia Masculina Jair Moraes de Curitiba. Foi convidado pela Sated- MG nas provas para DRT, na modalidade Jazz Dance. Como bailarino, participou de importantes concursos de dança como Festival de Dança de Joinville (SC), Festival Internacional de Londrina, entre outros, além de ser jurado em concursos de dança dentro e fora do país. Djalma Junior vem ganhando espaço no cenário da dança, onde vem desenvolvendo e descobrindo sua linguagem própria dentro da área do Jazz Dance.

 

GENILSON GOMES é bailarino e professor no Studio de Dança Leandra Vagliatti de Cascavel (PR). Ganhou o prêmio de melhor bailarino do 17° Festival de Dança do Mercosul, com vaga para a Seletiva Sul-americana de Dança na Argentina (VKIBC) em 2014, no qual foi selecionado para dançar na final do evento, em Nova York (EUA). Ganhou uma bolsa de estudos para o Pacific Dancarts Vancouver (Canadá) em 2015. Foi convidado pelo maestro Miguel Gomes para estagiar Dança Clássica em Buenos Aires (Argentina) na Facudade de Iuna. Seleciona para a final do Aliance Dance em Los Angeles (EUA) em 2016 e novamente conseguiu a vaga para disputar a Seletiva Sul-americana de Dança na Argentina (VKIBC) em 2017.