Museu de Esculturas ao Ar Livre

Museu de Esculturas ao Ar Livre - Na Praça Pio XII e outros locais - fone 3178-0216 e 3178-0215

Dentro de um projeto de revitalização da Praça Pio XII, o artista plástico Henrique de Aragão preparou sete esculturas e a artista Letícia Faria preparou uma peça para compor um museu, na Praça e também nos jardins do Cine Teatro Padre José Zanelli. Assim, em 1989, nascia o "Museu de Esculturas ao Ar Livre" de Ibiporã, um corredor de obras públicas - a maior parte delas de Henrique de Aragão -, espalhadas pelas praças, ruas e espaços públicos da cidade.

Muitas delas estão na praça central (Pio XII), como ‘Verso e Reverso' (em ferro) e 'Velas a Vento' (em aço inox), além da peça única de Letícia, que “desperta a curiosidade do espectador, sugerindo brincadeiras - através de uma manivela, podem-se movimentar os sete braços no alto da pira”. A peça foi colocada na praça, ao lado do parque infantil.

Nos jardins e espaços ao redor do Cine Teatro, do Museu Histórico e de Artes (MHAI) e do prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Av. Dom Pedro II- 368), estão outras obras de Henrique de Aragão feitas em ferro, como ‘Para o Cerco da Lapa’, ‘Revoada’, ‘A Sétima Bailarina’ e 'Janela para o Infinito'.

No espaço da nova Biblioteca Pública há a escultura 'Koinonia', enquanto na praça histórica Eugênio Sperandio, localizada em frente à estação ferroviária, há a águia 'Leide N-Mítica', uma das últimas obras produzidas por Henrique Aragão. Próxima dali, junto ao Museu do Café, está a imagem do 'Cristo Libertador', que sofreu com polêmicas por ser uma representação do Cristo nu.

Na BR-369, na saída de Ibiporã para Londrina próxima ao estabelecimento Super Muffato, existem duas obras em concreto: o ‘Monumento ao Cinquentenário de Ibiporã’ e a ‘Cápsula do Tempo’.