Casa de Artes e Ofícios Paulo VI

Casa de Artes e Ofícios Paulo VI - Rua 1º de Maio, 224 – fone 3178-0233/ 3178-0215

Inaugurada em 1969, a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI foi o resultado da permanência do artista Henrique de Aragão em Ibiporã, onde viveu até sua morte, em agosto de 2015. O local, que era um antigo barracão da Prefeitura, foi doado para Henrique com o intuito de desenvolver a cultura na cidade, através de cursos como Teatro, Ballet, Artes Plásticas e Música, dando base para a criação da Fundação Cultural de Ibiporã (saiba mais aqui).

Contando com um teatro de arena chamado Eutália Aragão (em homenagem a mãe do artista), a Casa de Artes recebia os espetáculos de Teatro (com o Grupo Célula) e Ballet, antes mesmo da inauguração do Cine Teatro Pe. José Zanelli (em 1988). Ao lado do teatro, fica o ateliê de Henrique, onde encontramos alguns de seus materiais utilizados e maquetes de grandes obras. A Casa de Artes abriga diversas esculturas e pinturas do artista, além de artefatos pessoais e profissionais de sua trajetória.

Após a morte de Henrique de Aragão, a casa e o ateliê foram transferidos para o Município (em abril de 2016), que a preserva, a mantém e ali recebe turistas, visitantes e estudantes de todas as idades, além de abrigar as aulas dos cursos de Cerâmica e Desenho.