Cine Teatro Padre José Zanelli

Confira o Decreto de Regulamentação de Uso do Cine Teatro Padre José Zanelli:

(Decreto 136, de 09 de março de 2017)

 

HISTÓRICO DO ESPAÇO

Inaugurado dia 13 de agosto de 1988, na gestão do ex-prefeito Daniel Pelisson (1983-1988) após dois anos de construção

Infraestrutura - Possui um palco de 200 metros quadrados, capacidade de 510 lugares nos dois pavimentos (possui balcão), oficina de cenário, salão para dança, sala para usos diversos, dois camarins e um saguão para exposições. Área total: 1.330 metros quadrados.

Equipe do projeto - Marcos Pelisson, Osvaldo Canisaris, José Ângelo de Assis e Herbert Keller, à época estagiários na Prefeitura de Ibiporã, foram os responsáveis pelo projeto. Execução foi demorada (2 anos) - porque projeto foi apresentado a artistas e técnicos. Poltronas foram adquiridas do antigo Cine Bandeirante e restauradas por crianças do Centro do Menor Integrado à Comunidade (CEMIC).

Cuidado com a acústica - Projeto de Solange Boligian. Assessoria de profissionais do Teatro Guaíra, de Curitiba, e execução por uma empresa paulistana.

Antiga caixa d´água - O local escolhido para a construção abrigava a antiga autarquia de saneamento da cidade. Os arquitetos preservaram a caixa d´água pelo seu valor histórico (é de 1950) e funcional, fazendo com que a sua base fosse transformada em uma bomboniére de mais de 10 metros quadrados.

Projeto paisagístico - Além disso, os arquitetos elaboraram um projeto paisagístico para integrar o teatro com a Casa de Artes e Ofícios Paulo VI e a então Biblioteca Pública (hoje Museu Histórico de Ibiporã - MHAI)

Custo - O Cine Teatro teve na época um custo total de CZ$ 80.000.000 (80 milhões de cruzados), custeado em 80% com verba da Prefeitura e o restante pelo Programa de Assistência ao Município (Pram).

José Zanelli - Nome do teatro é em homenagem ao padre italiano José Zanelli, grande incentivador das artes em Ibiporã. Ele fez do salão paroquial da Matriz (Salão Pio XII), na década de 1950, um importante espaço cultural que foi o embrião de muitas das manifestações artísticas atuais. Zanelli era padre missionário do PIME e chegou a Ibiporã em 1948.

Importância - O Cine Teatro Padre José Zanelli é o principal espaço cultural de Ibiporã, administrado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Completa 30 anos de existência em agosto de 2018. Desde 1988, vem sendo palco dos principais eventos culturais, artísticos, sociais e políticos de Ibiporã. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes do município, dispõe também de um cinema, que exibe filmes dos circuitos nacional e mundial.

(Pesquisa: Jaime Kaster/MHAI - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)