Criado em 07/09/2019 - 10:08
24 Aug 6º filme do projeto "Circuito das Capelas II"

6º filme do projeto "Circuito das Capelas II"

A história que será exibida no 2º filme da série é a "Primeira Igreja Batista de Ibiporã", que se instalou em Ibiporã em 1939.

O filme e o livro trazem cenas e imagens dos primeiros templos rurais e de como era a vida desses desbravadores, recheadas por depoimentos dos pioneiros e filhos desses imigrantes que trouxeram sua fé protestante até a nossa região.

LIVRO E FILMES

Circuito das Capelas II dá sequência ao 1º Circuito das Capelas, projeto lançado em 2016 pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que enfocou as 24 capelas católicas do Município e impulsionou a divulgação cultural, turística e artística de Ibiporã. Ambos fazem parte do Projeto de Recuperação da Memória de Ibiporã, desenvolvido desde 2010 pelo Governo Municipal.

Os nove documentários das igrejas protestantes incluídas no Circuito das Capelas II serão lançados em entre 19 de julho e 15 de setembro de 2019 (ver agenda abaixo). Em todas as ocasiões, os pioneiros e lideranças das igrejas participantes receberão o livro Circuito das Capelas II, que também será distribuído aos museus, escolas, universidades e bibliotecas da região e traz a história de cada delas com base numa pesquisa detalhada, além de relatos pessoais e fotografias do acervo do MHAI e das igrejas, muitas delas imagens inéditas. Os documentários em vídeo são parte integrante do livro.

Confira a agenda de eventos:

EXIBIÇÃO DOS FILMES E ENTREGA DOS LIVROS NAS IGREJAS

Igrejas / lançamentos

Ano de início

Abertura: Colônia Concórdia - Cine Teatro

1936

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Igreja Só o Senhor é Deus

1976

Igreja Presbiteriana do Brasil

Igreja Adventista do Sétimo Dia

1970

Primeira Igreja Batista

Igreja Metodista de Ibiporã

1947

Igreja Presbit. Independente "Espaço Vida"

1966

Igreja Luz do Mundo

1968

Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã

Coordenação geral e edição do livro: Jaime Kaster

Edição audiovisual e imagens: Samuel Tavares

Entrevistas: Jaime Kaster e Mateus Ciaca

Edição de conteúdo: Mateus Ciaca

Produção: Museu Histórico de Artes de Ibiporã (MHAI)/ SMCT

Fotografias: Acervo do MHAI e das Igrejas

Arte/ projeto gráfico: Nicolas Borini, Paulo Crincev

Estagiários envolvidos no projeto (2017/2019): Mateus Ciaca, Matheus Camargo, Thainara Fernandes, Elisye Moreira e Tauani Moraes.

Agradecimentos: Equipe da Secretaria Mun. de Cultura e Turismo, Igrejas, OMEI (Ordem dos Ministros Evangélicos de Ibiporã) e IPHAN.

Realização: Prefeitura de Ibiporã e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Assista ao trailer de divulgação:

Trailer Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas de Ibiporã

• Data: 24/08/2019